top of page
INÍCO

Em toda a Europa, há um esforço para fornecer cuidados de saúde mais perto de casa. Um maior envolvimento dos farmacêuticos comunitários nos serviços de atendimento, com capacidade de diagnosticar usando testes Point-Of-Care (POC) e aconselhamento pré e pós-teste com base nos resultados, poderia melhorar o acesso aos cuidados de saúde, prestando cuidados mais próximos de casa, além de reduzir a sobrecarga nos cuidados de saúde primários.

- Jonathan Cooke, MPharm, PhD, Manchester Pharmacy School, University of Manchester, Manchester, United Kingdom -

O novo serviço
point-of-care
que vai querer ter na sua farmácia!

PUBLICAÇAO_IG_Point of Care_Inf. Urinárias.png

PORQUÊ

mariano-baraldi-IIBRFPj5LQk-unsplash.jpg

      A farmácia, pela sua capilaridade, é muitas vezes o primeiro ponto de contacto com o SNS. Particularmente em situações agudas, tem um papel fundamental na triagem e encaminhamento dos utentes para outras instituições de saúde adequadas.

    Desde 2018 que as farmácias viram reforçado o leque de serviços que podem disponibilizar, entre eles a "(…) d) Utilização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica; (…) i) Realização de testes rápidos para o rastreio de infeções (…) (testes “point-of-care”), incluindo o aconselhamento pré e pós-teste e a orientação para as instituições hospitalares dos casos reativos (…).*

   A farmácia é e deve ser mais do que um local onde ocorre dispensa de medicamentos. A farmácia é um espaço de saúde, com profissionais de saúde aptos a realizar testes point-of-care e aconselhamento pós-teste. Afinal, quantos testes COVID-19 realizaram os farmacêuticos desde o início da pandemia?

* Decreto Lei n.º 307/2007, de 31 de agosto
Portaria n.º 1429/2007, de 2 de novembro, atualizada pela Portaria n.º 97/2018, de 9 de abril
Artigo 2.º Serviços farmacêuticos

As farmácias podem prestar os seguintes serviços farmacêuticos de promoção da saúde e do bem-estar dos utentes:

(…) d) Utilização de meios auxiliares de diagnóstico e terapêutica; (…)

i) Realização de testes rápidos para o rastreio de infeções (…) (testes “point-of-care”), incluindo o aconselhamento pré e pós-teste e a orientação para as instituições hospitalares dos casos reativos (…).

PORQUE

MAIS-VALIAS

Muitas são as vezes que surgem queixas sugestivas de infecção urinária na farmácia, maioritariamente de mulheres, em busca de alívio rápido para o seu problema.

Um estudo ao nível da farmácia comunitária demonstrou que, farmácias que realizaram o teste de tira à urina de mulheres que apresentaram queixas sugestivas de infeção do trato urinário (ITU), em 75% dos casos estas apresentaram, efetivamente, uma provável ITU, das quais a maioria voltou ainda no mesmo dia para adquirir antibiótico, após ter sido encaminhada para consulta médica.

É, por isso, um serviço de elevada pertinência para prestação em farmácia comunitária dado que:

Diferenciação

O Farmacêutico poderá diferenciar a sua atuação aconselhando, em primeira instância, a realização de um teste rápido para despiste de infeção urinária na farmácia.

Complementariedade

Contribui para aliviar a afluência às urgências em casos que não seja necessário, deixando esse serviço apenas para casos em que seja efetivamente necessária observação médica.

Fidelização

É ainda de prever um regresso destes utentes à farmácia onde realizaram o teste, para aquisição do tratamento prescrito, potenciando a sua fidelização, tal como sucedeu no estudo.

Saúde Pública

Combate a automedicação, dado que, segundo o mesmo estudo, mais de 1/3 das mulheres teria optado por autocuidado, indo ou não ao médico.

MAIS-VALIAS

A NOSSA ABORDAGEM

A metodologia implementada é o resultado da experiência acumulada durante os anos de desenvolvimento de serviços que demonstraram resultados.

FORMAÇÃO

técnico-científica

METODOLOGIA

de implementação

COMUNICAÇÃO

presencial e digital

FORNECIMENTO

material de diagnóstico

INTERVENÇÃO

pós-teste

MEDIÇÃO

de resultados

ACOMPANHAMENTO

permanente

ABORDAGEM
BACKGROUND

BACKGROUND

A Growth HealthCare tem na sua génese farmacêuticos que pensam a farmácia muito além da dispensa do medicamento, com um percurso ligado ao desenvolvimento de serviços farmacêuticos e à implementação destes no terreno. Os serviços farmacêuticos e a sua implementação são o nosso grande desafio.

Entre os vários serviços farmacêuticos anteriormente desenvolvidos, encontram-se:

  Serviço Farmacêutico de Verificação e Ensino da Técnica de Inalação 

que originou as seguintes publicações:

          FIP Virtual 2020: SFVETI Project Training patients at community pharmacies improves their inhalation technique (R. Grilo, V. Serra, A. Pereira and C. Caneiras);

          XIV Congresso Mundial dos Farmacêuticos de Língua Portuguesa: O Papel da Intervenção Farmacêutica na otimização da administração da terapêutica inalatória - Projeto SFVETI;

       36º Congresso de Pneumologia: Ensino e Otimização da Técnica Inalatória na comunidade: Projeto SFVETI.

 Serviço Point-of-Care de Deteção de Streptococcus A no Exsudado Faríngeo 

 Serviço Farmacêutico de Cessação Tabágica 

com uma abordagem diferente das convencionais.

CONTACTOS

PRONTO PARA COMEÇAR?

Sim! Vamos a isso!

Ainda não, preciso de

bottom of page